
Quando falamos em entretenimento sempre pensamos primeiramente em programas televisivos, porém, na Coreia, também existem outras alternativas como é o caso do Webtoon. Ele pode ser descrito de forma mais superficial e leiga como a versão coreana do mangá japonês, porém, as diferenças vão muito além disso. Webtoons são quadrinhos digitais que são distribuídos online pela web, criados especificamente para a internet e que usam efeitos de multimídia como programas de flash com imagens animadas e dublagens de voz.
Estes quadrinhos digitais são oferecidos por diversas fontes, mas são principalmente encontrados em portais coreanos. Seu público engloba principalmente jovens mas também alcança as mais variadas idades. O estilo de desenho, diferente do que se espera não possui um padrão, variando de cartunista para cartunista, tendo algumas obras melhor qualidade de desenho ou um melhor desenvolvimento da trama.
WEBTOON
Trajetória e História
Fonte: Wikipedia, brazilkorea, brazilkorea(2), kotatsuredondo, mono-rama, webtoons.








Fonte: Omona
Grandes características de webtoons incluem, em sua maioria, o que se chama de infinite scroll, um layout pensado de forma que as páginas são ligadas umas às outras e são trocadas com o Scroll do mouse conforme se desce a tela, além disso também é comum o uso de efeitos em flash e atualmente diversos artistas também se utilizam de trilhas sonoras e efeitos especiais.
Os eventos que contribuíram para o surgimento deste meio de entretenimento foi um declínio inesperado na indústria dos quadrinhos físicos na Coreia no final dos anos 1990 juntamente da crise financeira asiática. Os consumidores passaram a não mais consumir as obras publicadas e buscaram suprir esta carência lendo quadrinhos scaneados e postados ilegalmente em fóruns da internet. Outro fator que agravou o declínio das revistas de quadrinhos foi a lei de proteção a juventude que interrompeu a publicação de diversas obras de conteúdo adulto, tornando o mercado cada vez mais limitado para o número de cartunistas disponíveis.
No início dos anos 2000, com o desenvolvimento e repercussão da era digital a indústria do entretenimento levou um grande golpe, tendo de competir com as várias outras formas de diversão dispostas no universo da web. Porém, foi justamente esta nova realidade que beneficiou o surgimento de plataformas online de webtoons e smartphones.
Os webtoons apareceram inicialmente no Daum, um site coreano, em 2003, tendo sido criados outros portais nos anos seguintes como o Naver e Nate. A popularidade desta forma de entretenimento cresceu de modo que cerca de 17 milhões de usuários por mês lêem webtoons e diversas obras foram adaptadas para k-dramas e filmes, podendo citar “Cheese in the Trap” e “Girls of the Wild’s”.
Fonte: Amino
Fonte: Dramafever
Um dos maiores portais em que se é possível ter acesso a este tipo de obra é o Line Webtoon que passou a ser gerenciado pela Naver Webtoon em 2014 dando maior peso para o portal. Ele é pioneiro na área de criadores de quadrinhos digitais, contando com cartunistas profissionais e amadores, dando a oportunidade dos fãs patrocinarem as obras que leem e gostam.
Uma curiosidade que expressa bem o destaque que este tipo de obra vem tendo é que em 2014 a Biblioteca Nacional da Coreia em conjunto com a Associação de Cartunistas da Coreia e a Faculdade Chungkang, realizaram uma exposição dedicada exclusivamente aos Webtoons. A Amostra exibiu itens relacionados aos webtoons, além de permitir ao visitante criar seu próprio quadrinho. Quem foi também teve a oportunidade de conversar com diversos cartunistas.
Flower Boy Next Door
Fonte: Dramafever
Cheese in the trap
Girls of the Wild's
Fonte: Google Play



Ana Fittipaldi
Editora de conteúdo, uma das proprietárias do sebo Garimpo do Saber e apaixonada por aprender coisas novas. Viciada em livros, animes, mangás, doramas, coisas estranhas e na cor azul. Busca aprender um pouquinho de tudo desde sobre animações, histórias de psicopatas e até mesmo em como modificar coisas simples em algo único.
App Webtoon