

Fonte: Wikipedia, Wikipedia(2), Wikipedia(3), Our Otaku Life, DramaFever, Séries por Elas, BrazilKorea, BrazilKorea(2)
Doramas
Linha do tempo
Dorama Goblin
Fonte: Dorameiros BR
Dorama ou K-drama são as denominações mais comuns para dramas coreanos, que, apesar do que o nome indica, não são apenas de temática dramática, podendo ser de comédia, romance, ação, ficção ou até mesmo suspense.
Ele é, em partes, semelhante às séries de televisão do ocidente, possuindo, em média, 50 minutos de duração e costumam ser exibidos uma ou duas vezes por semana, e a similaridade acaba aí. Existem doramas em toda a Ásia, havendo então, uma subdivisão para diferenciá-los: k-drama (drama coreano), j-drama (drama japonês), tw-drama (drama taiwanês) e c-drama (drama chinês), sendo que no japão o termo “dorama” é utilizado para se referir a seriados de outros países no geral.
Atualmente os k-dramas tendem a ter entre 12 a 24 episódios e uma única temporada, porém é comum ver séries históricas que variam de 50 a 500 episódios. A produção costuma ter grande impacto visual, exaltando o desenvolvimento tecnológico, a natureza e construções grandiosas, produzindo um efeito positivo para o turismo local.

Outra grande característica dos doramas é sua grande dramaticidade, sendo até exagerada para aqueles que não estão acostumados com este tipo de produção, porém este aspecto acaba por se tornar cativante ao longo da obra, tornando algumas cenas mais leves e divertidas ou dando maior peso a outras produzindo uma reação mais intensa devido às oscilações durante os episódios.


Dorama Lie to Me
Dorama Pinocchio
Fonte: Vida de Dorameiro
Fonte: Giphy


Dorama I Hear Your Voice
Dorama You're Beautiful
Fonte: Giphy
Fonte: Giphy
Um dos fatores que se destaca por auxiliar nesta demonstração marcante de sentimentos é a trilha sonora, denominada OST (Original Soundtrack ), elas costumam ser encomendadas a artistas para determinados personagens ou mesmo para que se encaixem a história da trama, dando o tom correto as cenas conforme as personagens se desenvolvem. Muitas vezes estas OSTs são produzidas por artistas famosos, grupos de k-pop ou pelos próprios atores, atraindo uma maior atenção do público geral.

Dorama Flower Boys Next Door
Fonte: Chuva de Mundos
Grande parte do sucesso global que os k-dramas receberam globalmente foi devido a chamada onda Hallyu (onda coreana) que é um neologismo referente a popularização da cultura coreana na década de 1990, responsável por exportar dramas coreanos, músicas e filmes, trazendo aos demais continentes elementos de entretenimento e culturais.
Atualmente existem plataformas de streamming que permitem que o público geral em diversos países possam assistir a estes dramas em tempo real ou mesmo assistir os clássicos que foram lançados há um bom tempo. Os que se destacam são o DramaFever e o Viki.


Fonte: DramaFever
Fonte: Viki
O Dramafever é um dos maiores distribuidores de vídeos online de conteúdo televisivo internacional, sob demanda, com legendas profissionais. Foi lançado em 2009 pelos co-fundadores Seung Bak e Suk Park. Começando com apenas uma série Drama coreana em poucos anos, a plataforma cresceu para se tornar o principal destino online para os melhores programas de TV e filmes de todo o mundo. Hoje, oferece centenas de séries, shows de variedades, filmes e até mesmo programação para crianças em vários idiomas. Em 2016, o Dramafever tornou-se afiliada da Warner Bros.
A Viki é o site de tv global onde milhões de pessoas tem acesso shows, filmes e séries em horário nobre em mais de 200 idiomas. Ela faz parte do grupo de empresas Rakuten, que inclui Viber, eBates, Lyft e muito mais, atingindo uma audiência global de quase 1 bilhão de usuários.
Ambas as plataformas possuem conteúdo disponível para não membros mas atualmente a maior parte dele está apenas liberado para membros premium que pagam uma mensalidade ou anualidade pelos seus serviços.
Década de 1960
Os aparelhos de televisão possuíam uma disponibilidade limitada, de modo que os dramas não conseguiam conquistar uma audiência maior.
1961
O primeiro canal de televisão nacional surgiu sob o nome de Korean Broadcasting System (KBS).
1962
A primeira série de televisão exibida no país foi através da KBS.
O concorrente comercial da KBS era a Tongyang Broadcasting (TBC) que passou a transmitir dramas considerados controversos.
Década de 1970
Os aparelhos de televisão começaram a se espalhar entre a população em geral, e os dramas que retratavam figuras históricas dramáticas deram lugar para a introdução de heróis nacionais como o Rei Sejong. As histórias tratavam de sofrimentos pessoais.
1972 e 1973
Como a tecnologia e os recursos para a produção dos dramas eram limitados, os canais coreanos não podiam produzir séries do gêneros mais complexos como ação e ficção científica.
Séries estrangeiras eram importadas para exibir estes gêneros.
Década de 1980
Com a chegada da televisão em cores os dramas modernos tentavam evocar a nostalgia dos moradores urbanos, representando a vida rural.
1987
Lançamento do drama Love and Ambition da escritora KIm Soo-hyun considerado um marco na televisão sul-coreana. Ele obteve um recorde de audiência de 78%.

Fonte: Korean Drama
Dorama Love and Ambition
O drama histórico de maior destaque da época era 500 Years of Joseon, que durou 8 anos e foi composto por 11 séries distintas.
Curiosidades
A medida que a tecnologia se desenvolveu, surgiram novas oportunidades e o início da década marcou o lançamento de Seoul Broadcasting System (SBS), um novo canal comercial que superou os demais em atrair a audiência.
1991
Foi ao ar o primeiro sucesso comercial real da televisão coreana, sob o nome de Eyes of Dawn exibido pela MBC em que seu enredo se desenvolvia entre a época da ocupação japonesa e a guerra da Coreia.

Dorama Eyes of Dawn
Fonte: Korea.net
1995
A SBS produziu dramas bem sucedidos como Sandglass. Ele trouxe uma mudança no formato dos episódios, o formato de minissérie, com o número de episódios variando de 12 a 24.
Início da onda Hallyu que expandiu a exportação de conteúdo coreano para o resto do mundo.

Dorama Sandglass
Fonte: DramaFever
2000
Origem de um novo gênero chamado de “Fusão de Sageuk”, mudando essencialmente a forma de produção dos dramas históricos.
Na Coreia do sul existem algumas cerimônias de premiações para a excelência na televisão, dentre eles temos o Korea Drama Awards. Ela foi estabelecida pelo Korea Drama Festival em 2007, e é realizado anualmente em outubro em Jinju (província de Gyeongsang do sul). O período de elegibilidade é de outubro do ano anterior até setembro do ano vigente. Os candidatos são escolhidos de dramas coreanos que foram transmitidos na 3 principais redes de radiodifusão e canais a cabo: KBS, MBC e SBS. As categorias da premiação são:
-
Grande Prêmio (Daesang);
-
Melhor Drama;
-
Melhor Diretor de produção;
-
Melhor roteiro;
-
Prêmio de excelência, ator;
-
Prêmio de excelência, atriz;
-
Melhor ator coadjuvante;
-
Melhor atriz coadjuvante;
-
Melhor ator novo;
-
Melhor nova atriz;
-
Melhor ator ou atriz jovem;
-
Melhor trilha sonora original;
-
Prêmio especial do Júri.

Korea Drama Awards 2016
Fonte: BrazilKorea
Como pode-se notar a partir disso, a popularidade dos dramas coreanos vem crescendo e torna-se um meio para que os demais países tomem consciência de sua abrangência cultural e de sua potencialidade em diversos aspectos como no entretenimento.
Para aqueles que não conhecem doramas pode existir certa incerteza em experimentar algo tão exagerado e diferente do que é exportado pelos EUA, mas se for possível deixar os preconceitos de lado é uma categoria interessante a ser explorada pelo modo como configuram seus enredos.
Ana Fittipaldi
Editora de conteúdo, uma das proprietárias do sebo Garimpo do Saber e apaixonada por aprender coisas novas. Viciada em livros, animes, mangás, doramas, coisas estranhas e na cor azul. Busca aprender um pouquinho de tudo desde sobre animações, histórias de psicopatas e até mesmo em como modificar coisas simples em algo único.





