
K-POP
História
K-Pop, korean popular music, é um gênero musical originário da Coreia do Sul com grande variedade audiovisual.
O k-pop teria início em 1885 quando um missionário estadunidense ensinou em uma escola canções folclóricas americanas e britânicas. As músicas tinham a melodia ocidental, porém as letras eram em coreano. Durante a opressão japonesa os coreanos utilizavam a música para expressarem seus sentimento contra a dominação que sofriam.
O primeiro álbum pop coreano data de 1925 e continha canções traduzidas do japonês. 1929 tem-se a primeira música popular composta por um coreano, canção conhecida pelo nome de Nakhwayusu (낙화유수).
Em 1960 muitos cantores cantaram para tropas estadunidenses após a Guerra das Coreias, devido ao desenvolvimento do LP e melhoria nas tecnologias de gravação, tocavam diversos gêneros. Com o crescimento da economia sul-coreana a música também começou a florescer.
As primeiras bandas de rock da Coreia do sul teriam surgido em 1962 com a chegada da Beatlemania. Nesta mesma década tece-se o primeiro álbum coreano lançado nos Estados Unidos da banda The Kim Sisters.
Já a década de 1970 recebe influências do Hippie e do Folk. Músicas mais alegres passam a ser produzidas por essa nova geração, diferente da anterior que foram influenciadas pelas guerras e opressão japonesa.
Um artista icônico desta época foi Han Dae-soo que era adorado pelos jovens, com apresentações ousadas e estilo único de cantar logo foi proibido de se apresentar no país, indo morar em Nova Iorque onde continuou com a carreira musical, retornando a Coreia do Sul apenas em 1990.
A década de 1980 já foi a época de cantores de baladas, com muitas competições para esse estilo musical, com programas televisivos voltados apenas para essas competições.
Em 1990 os artistas começam a incorporar o rap, rock e techno populares nos Estados Unidos as suas músicas. A estreia do Seo Taiji and Boys foi revolucionária para o pop sul-coreano. O grupo participou de um show de talentos, obteve a menor nota do júri, porém sua música foi bem aceita pelo público abrindo caminho para promoções.

Fonte: K Pop Reader
Seo Taiji and Boys
Em 1995 o cantor e compositor Lee Soo-man fundou a empresa S.M. Entertainment. Em 1996, ex-integrante do Seo Taijin and Boys Yang Hyun-suk fundou a YG Entertainment, assim como em 1997 o cantor Park Jin-young fundou a JYP Entertainment.

Fonte: Wikipedia




Fonte: Wikipedia
Fonte: Wikipedia
Fonte: Wikipedia
Durante o início dos anos 2000 os ídolos que tiveram o auge em 1990 entraram em declínio. Nessa virada de década artistas solos foram lançados alcançando grande popularidade, como BoA e Rain. Mesmo com as grandes conquistas desses dois artistas solos, com ela aparecendo nos primeiros lugares da Oricon no Japão e ele realizando um show com mais de 40.000 pessoas em Pequim na China, foi o surgimento e estreia de TVXQ e SS501 que marcaram o ressurgimento de grupos de K-Pop e a participação dos grupos na Hallyu (a onda sul-coreana pelo mundo).



Fonte: Last
Fonte: Amino Apps
Rain
TVXQ
Fonte: We Are TVXQ
SS501
Fonte: Full Asian Lyrics
O surgimento da chamada segunda geração do K-Pop se deu com o lançamento de grupos como o Super Junior em 2005 que foi o primeiro grupo sul-coreano a vencer o Teen Choice Awards. Logo teve-se em 2006 o lançamento do grupo Big Bang que foi o primeiro grupo sul-coreano a vencer o Europe Choice Awards e entrar nas paradas da Billboard 200, realizaram, ainda, a maior turnê mundial de grupos sul-coreanos.


Fonte: All The Tests
Super Junior
Fonte: Soompi
Big Bang

BoA
Em 2007 teve-se o lançamento de três grandes grupos, Wonder Girls que atingiram a lista Billboard Hot 100, Girls Generation que receberam o prêmio Vídeo do Ano no Youtube Music Awards e o grupo KARA. Em 2009, teve-se a quebra do recorde do álbum de K-Pop com a melhor primeira semana de vendas no Billboard 200 com o álbum CRUSH do grupo 2NE1 que fazia sua estreia com esse disco.

Wonder Girls
Fonte: Soompi

Girls Generation
Fonte: Twitter

2NE1
Fonte: KPop Jacket Lady
Características
Conteúdo audiovisual: As canções são uma mistura de pop, rock, hip hop, R&B, e gêneros eletrônicos. Apresentando um visual colorido e moderno.

Fonte:Kodak Loverz Indo
Treinamento: As empresas têm contratos com jovens que passarão a treinar, viver em ambiente supervisionado, aprenderão outras línguas, terão aulas de música e dança, para que possam se tornar futuros ídolos. Tudo isso de forma robótica e sistemática, sendo essa a razão de muita crítica da mídia ocidental.

Fonte:LaughingGIF.com
Divulgação: As produções musicais coreanas investem bastante em divulgação. Utilizam músicas chaves para fazer propaganda de álbuns, fazem lançamento de imagens dos ídolos como brindes para os fãs, liberam pequenos vídeos de cada integrante de grupo para promover singles.
Girls Generation, fotos teaser de Holiday Night
Fonte: K-Pop

Coreografia: As músicas do K-Pop, geralmente, estão acompanhadas por coreografias que possuem pontos altos que combinam em sua maioria com o refrão das músicas. Sendo essa uma das principais características do estilo musical. E tem atraído tanto coreografos internacionais têm trabalhado com os artistas coreanos.

Abracadabra - Brown Eyed Girls
Fonte: Giphy

Mr. Simple - Super Junior
Fonte: MDUGS
Moda: A moda do K-Pop tem uma influência grande sobre a moda asiática, sendo seguida por muitas pessoas. Porém têm-se muita crítica à procedimentos que os ídolos muitas vezes fazem, como o clareamento de pele.
CL e G-Dragon, o estilo deles é seguido por muitos jovens
Fonte: Pinterest
Fonte: Wikipedia

Valeska Moura
Valeska, 21 anos, aquariana, Capitão America melhor do que Homem de Ferro. Estuda coreano e norueguês. Estudante do segundo ano do curso de Produção Editorial. Escreve fanfics e originais, não gosta de berinjela e se a barata voar é a primeira a sair correndo. Curte quadrinhos, mangás, anime, dramas e séries de terror. O décimo primeiro Doctor é o melhor de todos.
Vida longa e próspera.
























