top of page

MANHWA

Sobre o termo

 Manhwa é uma palavra coreana que tem como origem a palavra chinesa “Manhua”, é utilizada para se referir a histórias em quadrinho coreanas. Como características os traços apresentam corpos realistas, porém olhos e cabelos mais cartunescos.

 Os manhwas ficaram comumente conhecidos por serem comercializados em meio a fandoms de animes e mangás, sendo muitas vezes chamados de mangá que são quadrinhos japoneses.

Histórico

 O manhwa foi desenvolvido sob a influência da tradição épica e da arte pictórica oriental.

 Em 1883, sob o domínio do Japão, foi publicado o primeiro jornal coreano que apresentava bastante ilustrações sobre o que estava acontecendo naquele momento, ainda não eram os quadrinhos, mas já eram desenhos que representavam eventos daquele tempo.

 Em 1909 foi publicado o primeiro manhwa moderno, o Saphwa (삽화) de Lee Do-yeong, devido a Ocupação Japonesa na Coreia a publicação foi interrompida no ano seguinte.

 A partir de 1924 a publicação de manhwas foi consolidada com as primeiras revistas e compilações especializadas. O manhwa afirma-se como objeto de crítica à opressão japonesa.

 Com o fim da Segunda Guerra sob o poder soviético e americano, o manhwa satírico volta de forma tímida. Em setembro de 1948 ocorre a fundação da primeira revista dedicada inteiramente aos quadrinhos. Porém foi cancelada após a segunda edição devido a forte censura que ainda era presente. Em março de 1949 o Manhwa News começa sua publicação, tendo publicações semanais por um ano.

 Durante a Guerra das Coreias, o manhwa era uma forma de promoção a guerra, tendo histórias heróicas de ambos os lados. Com a forte censura, as histórias passam a ter mais aventura e fantasia, tornando-se muito popular. Eram publicados em revistas de baixo custo em papel de pouca qualidade.

 Com a abertura das bibliotecas de empréstimos de manhwas em 1960 o mercado começou a se estruturar, tendo a criação de editoras especializadas.  

 O final da década de 1950 e início de 1960 é muito diversificado. O gênero dominante é humorístico, então o gênero narrativo começa a se desenvolver com o surgimento de novos manhwagas (autores de manhwa), tendo o surgimento de diversos gêneros, como o de ficção científica, fantasia, histórico, os romances e etc. Mas esse momento de euforia dura pouco quando o golpe de maio de 1961 retoma a forte censura.

 Em 1972 é publicada a primeira longa série histórica, no Ilgan Sport, série está chamada de Im Keong-Jeong. Nessa década os manhwas voltados para o público adulto começam a ganhar destaque, não ofuscando as histórias para jovens, mas esses passam a ter diálogos mais naturais e são otimistas e alegres.

 Em 1983 é publicado o Dooly The Little Dinossaur que se tornaria o primeiro manhwa a ser adaptado para animação e outros produtos.

Fonte: Anidb
Manhwa Dooly The Little Dinossaur
Produto do manhwa Dooly The Little Dinossaur

 Marcando o renascimento do manhwa.

 Surgem as revistas voltadas para publicação de manhwa. Eram produtos semanais ou bi-semanais. Os manhwas eram publicados neles antes de terem seus volumes encadernados. Revistas especializadas em gêneros foram lançadas.

 Com a manifestação de 10 de junho de 1987, a censura diminui e as primeiras histórias contemporâneas aparecem. Muitos artistas jovens, inclusive mulheres, escolhem o manhwa como forma de expressão.

 Na mesma década de 1980 os mangás se sobrepõem diante do manhwa fazendo com que este volte a decair. Mas logo revistas de publicação desta arte assim como as revistas japonesas de publicação de mangás surgem para reerguer o mercado. Com a alta demanda, teve-se o surgimento de muitas editoras, revisões e coletivos independentes retransmitidos pelos manhwabangs.  Com a crise de 1997-1998 o poder de mercado foi fortalecido e a participação dos mangás foi diminuída.

 Com uma adaptação muito rápida as tendências e com o surgimento e implementação da internet, surgem os Webtoons.

Coreia do Norte

 O manhwa também está presente na Coreia do Norte e é utilizado para promover o partido comunista, sendo assim a maioria das obras criticam o colonialismo japonês e norte-americano.

Gêneros

Myeongnang: infantil

Sonyung: para garotos

Sunjeong: para garotas

Tchungnyun: jovem-adulto

Ttakji: aventuras da década de 1950 que ocorriam no ocidente.

Manhwas 
Manhwas publicados no Brasil:
Fonte: Kiss Manga
Aflame Inferno
Angry
Ark Angels
Fonte: Manga Park
Fonte: New Pop

 Valeska Moura

 Valeska, 21 anos, aquariana, Capitão America melhor do que Homem de Ferro. Estuda coreano e norueguês. Estudante do segundo ano do curso de Produção Editorial. Escreve fanfics e originais, não gosta de berinjela e se a barata voar é a primeira a sair correndo. Curte quadrinhos, mangás, anime, dramas e séries de terror. O décimo primeiro Doctor é o melhor de todos.

 

Vida longa e próspera.

Banya, o Mensageiro

Che - Uma Biografia

Chonchu – O Guerreiro Maldito

Dangu

Gui

Kil-Dong - Crônicas de um Guerreiro

Model

Planet Blood

Priest

bottom of page